Skoobs

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Zeitgeist: Addendum

Continuação do filme Zeitgeist: The Movie.

Peter Joseph disponibilizou no dia 03 de outubro de 2008 um segundo filme documentário, que daria continuidade aos assuntos tratados por ele no primeiro filme.

Em Zeitgeist: Addendum, ele parte da premissa que todo o nosso sistema financeiro mundial é criado para que se mantenham as diferenças sociais e para que os mesmos detentores de sua produção (sim, o dinheiro é produzido, criado. Em fábricas! rs) se mantenham no controle das finanças mundiais.

O filme começa mostrando como funciona esse sistema e como ele cria dívidas em cima de dívidas. Essas dívidas um dia terão que ser pagas. E se não forem pagas, quebras como essa ocorridas agora em 2008 ou como a de 1929 ocorreram.

Muitos presidentes latino-americanos foram dados como comunistas (mesmo se fossem, qual seria o problema??) e ditadores pela "história", sendo depostos e até mortos para que um "novo" governo fosse formado e o mundo ficasse livre do medo e de "despotas" como esses. Na verdade o filme mostra como os governos norte-americanos durante anos influiram em governos de outros países, principalmente nos da América Latina, para que eles não adotassem políticas econômicas e sociais que prejudicassem os interesses econômicos das empresas americanas.

O que torna nosso mundo violento, com diferenças sociais gritantes, tanta pobreza, miséria, depressão, ganância é esse sistema monetário. Para que comecemos a mudar tudo isso, Peter Joseph traça algumas metas e dá alguns exemplos. Nenhuma mudança é fácil, ainda mais se tratando de mudanças globais paradigmáticas como essa. Mas em tempos de crise, como essa, não custa tentar! E uma dessas formas está em divulgar informação. Mostrar para os outros que o nosso buraco é muito mais embaixo. Que é muito fácil dizer que está tudo bem, que as coisas são assim mesmo, quando estamos em posição de conforto. E vou dizer mais... muitos que dizem coisas desse tipo e realmente estão em posição de conforto, diversas vezes se pegam em momentos profundos de crise existencial, depressão, tristeza, infelicidade, dúvidas sem respostas, ansiedade... e por aí vai...

Por isso sejam sempre divulgadores de informação!! Geradores e mantenedores de debates como esses!! Opiniões diferentes para se confrontarem! Sem debate não há diálogo, sem diálogo não há lógica, sem lógica não há sociedade.

Zeitgeist: Addendum (Legendado Português BR)


Para quem gosta de baixar filmes em torrent segue o link:
Filme
Legenda Pt-Br

Para visitar o site dos filmes Zeitgeist clique aqui.

"Engraçado" a Rede Globo manter essa falta de coerência e com um falso diálogo entre idéias. Querer criticar o sistema financeiro, sendo que ela se sustenta dentro desse mercado. Vivemos sob o signo da incoerência... seja nas comunicações, na política, na vida social, em nossa alimentação... pode estar parecendo papo chato bicho-grilo, mas chato está sendo ver todo dia políticos e partidos sem identidade, sem postura, sem ideologia, caráter, de ir a restaurantes e os próprios pratos já não terem coerência. Ontem um garçom me ofereceu pizza de strogonoffe!! Ou é pizza ou é strogonoffe! Os motivos (fins) são os mesmos quase sempre. Lucro. Ganhar, ganhar. Que precisamos ganhar dinheiro, nesse mundo monetarizado, é um fato. Minha grande questão é uma mentalidade e comportamento sem ética, moral, coerência por parte das pessoas e consequentemente das instituições. O restaurante serve pizza de strogonoffe porque assim ele pode absorver uma quantidade maior de clientes e assim ganhar mais, e nossa alimentação vai pro brejo! Uma casa de alimentação que não se preocupa com a saúde alimentar de seus clientes??? Na política a mesma coisa, um partido como o PMDB, que cada vez mais representa esse estado de anomia em que a sociedade se encontra. Sem identidade, coerência, posições. O PMDB, hoje, representa o que há de pior. Um saco sem fundo, onde entra quem e o que quiser... o que vale é vencer. É ter a maior bancada. Ter mais pastas e assim mais dinheiro para circular e logicamente (infelizmente) desviar mais para cofres pessoais e não públicos. Podem perceber, estamos assim também na área dos esportes, religião, moda, comércio (nem precisava citar), e por aí vai. Acredito que uma das melhores formas para mudarmos isso é ampliar os lugares de debate público, de distribuição das informações.

A Rede Globo (como muitas outras emissoras) passam o dia inteiro em sua programação, de forma direta ou indireta, retificando o pensamento capitalista, monetarista, competitivo (seja em matérias, programas, propagandas, etc) e quando esse sistema mais uma vez se mostra falido e gera crises (ou seria melhor "crises"?) eles me colocam um mala-sem-alça (que raramente fala alguma coisa interessante) comentar sobre essa "crise" e ainda por cima criticá-la. Isso pra mim é incoerência, é mentir, fingir. Sei que não estou falando nenhuma novidade. Mas quero deixar minha voz somar com outras.

Arnaldo Jabor no Jornal da Globo.


Mas para quem não quer ficar só ouvindo essas bobagens cotidianas do Jabor e seus colegas de trabalho, segue um texto interessante sobre a crise capitalista retirado do site Agência Carta Maior. Texto do economista francês François Chesnais (Professor titular de ciências econômicas na Universidade Paris-XIII-Villetaneuse).
segue o link:
www.cartamaior.com.br/textofrancoischesnais

Nenhum comentário: